top of page

SOBRE

O estruturalismo, conjunto de correntes de pensamento que se desenvolveu por volta da segunda metade do século XX, tem como ponto de partida as análises linguísticas de Ferdinand de Saussure e o seu projeto semiológico. Este movimento tem em comum uma intuição original: lá onde a tradição busca a unidade e o invariante como única forma de um “pensamento rigoroso”, o estruturalismo nos faz perceber que a partir da variação e das oposições podemos fundar uma ciência e um objeto digno de estudo, sendo o indivíduo resultado de um processo anterior: de uma estrutura, de um sistema.

Influenciando a maior parte das produções humanísticas desenvolvidas na década de 60 até os dias de hoje, o estruturalismo possui a instigante propriedade de unir diferentes vozes que, nos sentidos múltiplos de suas produções, ecoaram em um certo uníssono. Seria isso que, portanto, há de comum entre o linguista R. Jakobson ; o antropólogo C. Lévi-Strauss; o psicanalista J. Lacan; o marxista L. Althusser e o crítico literário R. Barthes; e diversos outros pensadores que se inscrevem nessa tradição inesgotável.

No I Congresso Interdisciplinar Estruturalismos pretendemos reunir a diversidade presente neste movimento que repercute por diversas áreas do pensamento como a Linguística, a Psicanálise, os Estudos Literários, a Antropologia, a Sociologia e Filosofia.

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES

Gostaríamos de convidar a todos que possuem interesse nesse tema a enviar propostas de comunicação para o seguinte email: congressoestruturalismos@gmail.com.

As comunicações terão duração de 20 minutos e as propostas deverão conter até 300 palavras. O envio deverá ocorrer até dia 06/10. No corpo do email, pedimos que os autores indiquem o nome completo, a titulação, a instituição e a área de pesquisa.

Atenciosamente,

Comissão organizadora. 

bottom of page